AGUAI S.A. – TECNOLOGIA 100% FERTRON

Localizada ao norte de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, no município de Fernández Alonso, o Ingenio Sucroalcoholero Aguai S.A., a sexta usina do país, com capacidade de 2,000,000 de toneladas/safra, iniciou sua operação em 2013 com a produção de álcool para exportação.

O projeto comtemplou três fases: a primeira sendo a destilaria, cuja capacidade é de 600.000 litros/dia, implementada em 2013; a segunda fase com a implementação da fábrica de açúcar de 20.000 sacos/dia e a terceira fase com a distribuição de energia elétrica de 10MW no mercado boliviano, implementadas em 2015. O destaque dessa planta se caracteriza pelo projeto de engenharia, que contou com conceitos de modernidade, funcionalidade e precisão em sistemas de alta tecnologia.

A Fertron participou de 100% da implementação desse projeto, sendo toda a concepção e solução de elétrica e automação industrial por nós desenvolvida.

 O projeto consiste em uma arquitetura de automação cliente/servidor redundante e coletor de dados para supervisão/operação com topologia em anel ethernet, com toda a instrumentação de campo em rede industrial Profibus-PA e ASi, além dos CCM inteligentes e Cubículos de Média Tensão em Profibus-DP.

A concepção do projeto elétrico alia tecnologia em todos os equipamentos (Cubículos de Média Tensão e CCMs). Os equipamentos operam em rede Profibus-DP e foram fabricados em conformidade com as normas NBR IEC 60439-3 e 62271-200. Este projeto possui um sistema de sincronismo completo, sendo um turbo gerador de 20MW, 3 geradores a diesel de 1250KVA e uma subestação com capacidade inicial de exportação de 10MW, os mesmos funcionam em paralelo contínuo fornecendo para operação estabilidade em energia e agregando valor para o grupo através da cogeração.

Galeria de Fotos

Imprimir

Indique a um amigo: