Usina Pitangueiras moderniza a planta de produção de açúcar e etanol

A Usina Pitangueiras, localizada na cidade de Pitangueiras, interior de São Paulo, vem realizando investimentos planejados em sua planta de açúcar e etanol conforme o PDA (Plano Diretor de Automação) elaborado pela Fertron Elétrica e Automação Industrial. Essa ferramenta facilita o planejamento dos investimentos proporcionando ao cliente atingir os objetivos de forma programada e eficiente.

Em 2016 os investimentos foram focados na fermentação, destilaria e cozimento. Para isso, a Fertron, com sua experiência e excelência em automação, elétrica e montagem, forneceu toda a automação e montagem desse projeto de modernização.

Segundo o proprietário da Usina Pitangueiras, Sr. João Henrique de Andrade, “.A escolha por Automatizar por completo a usina é um de nossos planejamentos a muito tempo, o que vem sendo feito em etapas, desta vez focamos mais na Fermentação, Destilaria e o novo Cozedor que ainda estavam com operações manuais passíveis de erro humano, com a Automação pretendemos melhorar nossos números tanto em aumento de eficiência e diminuição expressiva no consumo de Produtos Químicos e Biológicos utilizados na Fermentação e Destilação do Etanol, e na Qualidade do açúcar na massa. Com o planejamento, estimamos o Retorno do Investimento já na Safra 16/17 .”.

Toda a automação foi realizada com tecnologia Fertron, incluindo o PLC Citrino, os transmissores de pressão (diferencial, manométrico e nível) e integrada ao sistema redundante já existente na usina.

O PLC Citrino é um controlador modular, expansível, com alta densidade de pontos de I/O, com redundância (opcional), com mestre e escravo Profibus-DP, Modbus-RTU e comunicação Ethernet (Modbus-TCP), permitindo toda a integração do projeto e conectividade com o sistema redundante.

A linha de transmissores de pressão 11301 é um lançamento no mercado. A empresa vem investindo nessa tecnologia e já possui uma linha completa para atender todas as necessidades do mercado atual. A utilização desses produtos facilitaram o projeto, proporcionando todas as medições de campo (pressão, nível, etc.) para o controle da planta.

A modernização da destilaria visa melhorias nos 3 (três) aparelhos de destilação, pois trata-se de uma automação completa incluindo todos os controles automáticos necessários, inclusive a retirada de etanol dos aparelhos, para uma produção diária de 600.000 litros de etanol hidratado e320.000 litrosde etanol anidro.

Na fermentação o objetivo é uma operação com pouca interferência do operador, garantindo estabilidade operacional e padronização do produto final, onde todas as bateladas são rigidamente sincronizadas juntamente com a preparação do fermento, e para isso a planta deve ser totalmente automatizada.

O cozedor de granagem também possui uma automação completa, ou seja, controlamos automaticamente todas as etapas do cozimento garantindo uma padronização dos cristais e melhorando os tempos de cozimento.

Com o PDA, o cliente teve uma visão estratégica de como investir na automação de seus processos e ter um controle total da planta através da sala de controle, além de obter todos os dados que auxilia na análise do funcionamento da planta e diagnósticos.

Galeria de Fotos

Imprimir

Indique a um amigo: